Prisão de Suspeito em Santarém: Assalto com Simulacro e Motivações Desesperadoras

Na manhã desta segunda-feira (27), o suspeito Eliziel dos Santos Afonso, de 23 anos, foi detido em Santarém após assaltar uma mulher na rua NS1, próxima à feira da Cohab, no bairro Diamantino.

Segundo informações do 35º BPM, a vítima, uma jovem a caminho do trabalho, foi abordada pelo suspeito, que portava um simulacro (imitação) de arma de fogo. Após o assalto, no qual levou um aparelho celular, o criminoso tentou se esconder em um terreno baldio, onde um buraco camuflado por mato serviu de esconderijo. Após uma rápida ação, os militares o capturaram e o encaminharam à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para os procedimentos legais.

À imprensa, Eliziel dos Santos Afonso admitiu o crime e justificou que o praticou para conseguir dinheiro para uma passagem de volta a Manaus. Em um relato emocional, entre lágrimas, ele revelou ter sido expulso de casa pelo irmão, que morava na rua, e mencionou ser usuário de drogas. O episódio revela não apenas a criminalidade nas ruas, mas também as situações desesperadoras que podem levar jovens a cometer atos ilícitos em busca de soluções para seus problemas pessoais.