Um helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, caiu em uma região no Azerbaijão Oriental. Equipes de resgate estão tentando chegar à cena do acidente, enfrentando dificuldades devido às más condições meteorológicas. Segundo a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA), Raisi estava no Azerbaijão na manhã de domingo (19) para inaugurar uma barragem juntamente com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. Esta é a terceira barragem que as duas nações construíram no rio Aras. A comitiva incluía o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e outras autoridades. A área do pouso forçado foi descrita como uma “floresta“.
Moradores locais afirmam que a densa neblina na região impossibilita a determinação da extensão dos danos sofridos pelo helicóptero. Os corpos das vítimas serão transportados para a cidade de Tabriz.
O presidente Ebrahim Raisi, conhecido por sua postura ultraconservadora e por sua responsabilidade por numerosas censuras e atos de violência, especialmente contra mulheres no Irã, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, que era um de seus homens de confiança, estão entre os mortos.
O helicóptero caiu enquanto o presidente e mais oito pessoas viajavam da província iraniana do Azerbaijão Oriental para a cidade de Tabriz.