redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

IBAMA

IBAMA

Reprodução

Rurópolis-Ibama apreende 1.100 m³ de madeira ilegal e multa madeireiras

Operação Custódia combate crimes ambientais no oeste do Pará

A Operação Custódia, liderada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na apreensão de mais de 1.100 metros cúbicos de madeira ilegal e na interceptação de dois tratores. Além disso, duas madeireiras, localizadas no município de Rurópolis, no oeste do Pará, foram alvo de embargo e multa no valor de R$ 12 milhões. A ação concentrou-se nas Terras Indígenas (TI) Cachoeira Seca e Arara e foi realizada em cooperação com a Polícia Federal (PF) durante os dias 10 a 19 de outubro.

As empresas foram autuadas por fornecer informações falsas no Sistema de Controle de Matéria Prima Florestal (Sisflora) e por poluição devido ao depósito de resíduos de serraria a céu aberto. Além disso, foram penalizadas por manter em depósito madeira sem documentação que comprovasse sua origem legítima.

Há fortes indícios de que a madeira tenha sido extraída de forma ilegal, o que levou a Polícia Federal a investigar possíveis ocorrências de outros crimes relacionados. Mais de 100 metros cúbicos de madeira serrada apreendida foram doados à Secretaria Municipal de Educação de Altamira (PA) e à Associação de Moradores da Reserva Extrativista do Iriri. Essa madeira será destinada à construção de escolas nas Unidades de Conservação da Terra do Meio e em escolas rurais.

A Operação Custódia também teve como alvo a pesca proibida, a poluição ambiental e as fraudes no sistema de controle da matéria-prima florestal. Ela contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para combater essas violações contra a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades locais.

163noticias.com.br