fbpx
Connect with us
ads

Saúde

Santarém e Altamira-PA estão entre os municípios com mais casos de Chikungunya e Zika Vírus em 2020

Published

on

Os municípios de Santarém e Prainha, no oeste do Pará, registraram ao longo de 2020 casos de Chikungunya e Zika Vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e ficaram entre os municípios mais casos. A informação foi divulgada no último informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) referente ao ano passado.

De acordo com a Sespa, houve 152 casos confirmados no Pará, representando uma queda de 93,45% em relação a 2019, com 2.322 casos confirmados de Chikungunya. Os cinco municípios com mais casos confirmados de são Parauapebas (27), Santarém (26), Belém (25), Bragança (15) e Altamira (13).

Ao contrário da Dengue e Chikungunya, a Sespa apontou que o Pará registrou aumento nos casos de febre de Zika Vírus. Foram 158 casos confirmados em 2020, correspondendo um aumento de 243% em comparação com 2019, com 46 casos confirmados. Em Santarém foram 74 e Prainha, 78.

“É importante ressaltar que a maioria dos casos, que levou a esse aumento considerável, ocorreu no primeiro semestre e se concentrou nos municípios de Prainha e Santarém, onde o surto foi controlado com ações municipais com assessoria e apoio da Sespa e todos os casos estão sendo monitorados, não tendo havido nenhum caso de óbito”, explicou a coordenadora estadual de Controle da Dengue, Aline Carneiro.

Em relação a Dengue, o informe mostrou que os cinco municípios com mais casos confirmados de Dengue são Altamira (292), Novo Progresso (214), Belém (183), Santana do Araguaia (125) e Itaituba (100).

No total, foram 1.846 casos confirmados de Dengue em 2020, representando uma queda de 17,36% em comparação com 2019, quando foram registrados 2.234 casos confirmados da doença. Houve um óbito registrado em fevereiro, no município de Uruará e ainda há 147 casos em investigação.

As principais medidas que devem ser tomadas pela população são as seguintes:

Manter a caixa d’água, tonéis e barris de água bem fechados;
Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada;
Não deixar água acumulada sobre a laje;
Manter garrafas com boca virada para baixo;
Acondicionar pneus em locais cobertos;
Proteger ralos sem tampa com telas finas;
Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana.

Fonte: G1

Continue Reading
Advertisement
Comments