‘Sempre negligenciando o necessário para o Brasil’, diz leitor sobre parlamentares – 26/09/2025 – Painel do Leitor

À frente da Casa

Deputados cobram de Motta retaliação ao Senado após rejeição à PEC da Blindagem” (Política, 25/9). Enquanto a maioria dos deputados e senadores brigam e defendem interesses próprios, o povo espera pela aprovação de pautas importantes, como a redução de Imposto de Renda. Enquanto não escolhermos melhor nossos representantes o Brasil continuará sendo o país do futuro.

Gerson Christmann (Porto Alegre, RS)

Câmara inimiga do povo. Protege o andar de cima e cobra a conta do andar de baixo.

Roberto Foz Filho (Jundiaí, SP)

O Senado só fez a vontade popular. Continuar com a briga só gera mais desgaste. Parem de cavar e admitam o erro corrigido no Senado.

Carlos Silva (Taubaté, SP)

Agora seremos obrigados a assistir deputados contra senadores, como se não bastasse direita contra esquerda, ricos contra pobres. Sempre negligenciando o necessário para o Brasil.

Silvio Moraes (Mogi das Cruzes, SP)

Ministro do Turismo

Sabino entrega carta de demissão a Lula após ultimato do União Brasil, mas ainda tenta ficar” (Política, 26/9).O nome do partido é União Brasil, mas a união só se vê na hora de amealhar dinheiro para emendas parlamentares, enquanto as iniciativas em prol do país estão longe das políticas do partido.

Maria Milhome (Brasília, DF)

Já vai tarde! Minha família, amigos e eu votamos e fizemos campanha para Lula para que governasse com a esquerda, jamais com o centrão e a direita. Fica a dica, presidente.

Vicente Alfredo de Paula Rodrigues (Brasília, DF)

Assembleia-Geral

Delegação do Brasil na ONU teve mais de 110 pessoas e despesas acima de R$ 4,3 mi” (Mundo, 26/9). Tais viagens sempre foram pretexto para farra e gastança. Se servir para desatolar o diálogo com os EUA, ao menos valerá de algo.

Flavio Calichman (São Paulo, SP)

Graças a estes trabalhos fomos menos afetados pelo tarifaço de Trump, pois temos novos negócios com o mundo todo.

Gilberto Rosa (Rio de Janeiro, RJ)

E no país, pessoas passam fome.

Saiti Hirata (São Paulo, SP)

Verba

Acho injusto tratar honorários da AGU como penduricalhos, diz procuradora-geral da Fazenda” (Mercado, 25/9). São prerrogativas da advocacia pública ou privada. Não oneram os cofres públicos.

Ricardo Queiroz (Salvador, BA)

Todo trabalhador deve ter salário compatível com o cargo. Compatível. Tudo o mais é penduricalho.

Pedro C. da Costa (São Paulo, SP)

Por que médicos e garis não recebem um percentual adicional?

Claudio M. Gaiarsa (São Paulo, SP)

Meio ambiente

De canto noturno a ninhos em prédios, pesquisas mapeiam adaptações de aves para viver nas áreas urbanas” (Ambiente, 26/9). Custa pouco colocar bananas, casca de mamão e semelhantes para os penosos. Retribuem cantando.

Edilson Borges (São Paulo, SP)

As Câmaras precisam aprovar legislações amigáveis aos pássaros, com base no que a reportagem nos informa. É preciso conter a poluição sonora e preservar locais arborizados, como praças, por exemplo, sem iluminação muito acentuada. E, claro, plantar árvores. Uma única jabuticabeira num imóvel perto do prédio em que vivo atrai diferentes espécies. No dia em que ela for cortada muitos inquilinos serão despejados.

José Antonio Bonato (Ribeirão Preto, SP)

Golpes

Artistas, garotos de programa e criadores de lulu da Pomerânia se unem para denunciar suposto golpista” (Cotidiano, 26/9). Logo irá para cadeia, mas nem metade dos que sofreram golpe terão retorno do prejuízo.

Andres Alexandre Solli (Caxias do Sul, RS)

Fonte: Folha de S. Paulo