redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

GERAL

GERAL

Divulgação

Sócios de Rede Varejista são Presos pela Polícia Federal em Operação Lesa Pátria

Joveci Xavier Andrade e Adauto Mesquita são detidos por suposto envolvimento em ataques aos Três Poderes em 2023

Joveci Xavier Andrade e Adauto Mesquita, sócios de uma rede varejista no Distrito Federal, foram presos pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (29). Ambos são alvos da Operação Lesa Pátria, uma investigação permanente da PF que apura os ataques aos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro do ano passado. Os empresários foram detidos preventivamente e serão processados enquanto estão sob custódia. As prisões ocorreram por volta das 6h45, e os detidos foram conduzidos à sede da PF em Brasília.

Segundo as investigações, Adauto teria feito doações fracionadas totalizando R$ 1.300 para o acampamento em frente ao quartel-general do Exército. Além disso, os empresários teriam organizado um grupo de WhatsApp para arrecadar fundos destinados ao aluguel de lonas para os acampados, além de fornecerem regularmente alimentos, água e parte do pagamento pelos banheiros químicos instalados na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília.

Ambos foram convocados para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Legislativa do DF (CPI-DF), que investiga os atos antidemocráticos ocorridos no ano anterior. Durante o depoimento, Joveci Xavier de Andrade foi confrontado pelos deputados após negar sua participação nos atos. Uma foto do empresário durante uma manifestação, vestindo a camisa do Brasil e segurando uma placa com os dizeres “Supremo é o povo”, foi apresentada como evidência. Adauto, por sua vez, confirmou ter feito três doações pequenas para o acampamento, negando ter financiado um trio elétrico.

A defesa dos empresários, representada pelo advogado Iure de Castro, afirmou que considera válida a realização das investigações pelo Estado e que os investigados terão a oportunidade de esclarecer completamente os fatos. A defesa reiterou o compromisso dos clientes com a democracia, o Estado de Direito e o respeito às instituições, especialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF), embora ainda não tenham tido acesso à decisão emitida pelo tribunal.

163noticias.com.br com informações da CNN