Tag: ambiente

Dinheiro não dá em árvore – 13/04/2026 – Ambiente

É tempo de olhar para o céu. Afinal, acabou na noite desta sexta-feira (10) a primeira viagem tripulada à Lua no século 21. Depois de viajarem ao satélite natural da Terra e mostrarem ao mundo imagens nunca antes vistas, os astronautas voltaram em segurança e têm agora um período de readaptação. Toda a cobertura da missão Artemis 2 me fez lembrar um espetacular episódio do Café da Manhã, o podcast mais importante do seu dia. “Por que olhamos para o céu?”, perguntava-se Gabriela Mayer, minha colega de Redação, no finalzinho de janeiro. Spoiler: não há uma resposta única, mas a ... Leia mais

Carro avança contra indígena em bloqueio de via em Santarém (PA); veja vídeo – 06/02/2026 – Ambiente

Um indígena quase foi atropelado, na noite desta quinta-feira (5), quando um carro conversível tentou avançar um bloqueio na BR-163, em Santarém (PA), em frente a sede da Cargill, empresa do ramo do agronegócio. A ação foi filmada por outros manifestantes. O grupo ocupa por 15 dias a entrada da empresa, contra o decreto nº 12.600/2025, que incluiu trechos hidroviários no rio Tapajós no Programa Nacional de Desestatização (PND) e abre caminho para concessões e para a privatização da “manutenção da navegabilidade”, incluindo dragagens. Planeta em Transe Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas Segundo os ... Leia mais

Ano de 2025 foi o terceiro mais quente da história – 14/01/2026 – Ambiente

O ano de 2025 foi o terceiro mais quente da história. Os últimos 11 anos foram os 11 mais quentes da história. A média do último triênio, pela primeira vez, é superior ao aquecimento de 1,5°C preconizado pelo Acordo de Paris. As marcas foram confirmadas nesta quarta-feira (14) pelo Copernicus, serviço de monitoramento climático da União Europeia. É difícil ignorar a excepcionalidade dos últimos três anos nos gráficos do GCH 2025, compilado de dados anual da instituição. Os tons alaranjados e vermelhos, sinal de variação acima da média de temperatura, ganham intensidade notável a partir de 2023. Todos os recordes ... Leia mais

Governo estuda novo fundo para biomas, diz Marina Silva – 09/11/2025 – Ambiente

O governo mantém discussões para constituir um fundo voltado à preservação e recuperação diferentes biomas, como cerrado e caatinga, nos moldes do Fundo Amazônia. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o novo instrumento teria uma aplicação geográfica mais ampla. A ideia de um fundo para biomas vem sendo ventilada desde o primeiro ano do Lula 3. “Nós estamos discutindo com o BNDES e o presidente Lula como ampliar essa fórmula tão exitosa do Fundo Amazônia —não seria ter um fundo para cada bioma, mas talvez pensar uma espécie de fundo biomas“, explicou a ministra ... Leia mais

Macron propõe redução de emissões com respeito à soberania – 05/11/2025 – Ambiente

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nesta quarta-feira (5) em Salvador (BA) uma discussão global sobre a redução das emissões de carbono baseada em eixos como justiça climática, financiamento de projetos elaborados por populações locais e conservação de biomas como a amazônia. Em uma conversa com autoridades, acadêmicos e jovens da França, da Bahia e do Benin no Museu de Arte Moderna da Bahia, o presidente criticou a postura dos países mais ricos de querer dar a lição aos países emergentes sobre suas políticas energéticas ou ambientais. “O caminho para reduzir o impacto [das emissões] tem que ser escolhido ... Leia mais

Mundo está ficando sem tempo para evitar mudança climática – 24/07/2025 – Ambiente

As más notícias sobre o clima estão por toda parte. A África está sendo atingida de forma particularmente dura pelas mudanças climáticas e pelo clima extremo, afetando vidas e meios de subsistência. Vivemos em um mundo que está se aquecendo no ritmo mais rápido desde o início dos registros. No entanto, os governos têm sido lentos para agir. Planeta em Transe Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas Faltam apenas alguns meses para a conferência anual das partes sobre mudança climática global (COP30). Todos os 197 países que fazem parte das Nações Unidas já deveriam ter ... Leia mais

Decreto quer reduzir uso de agrotóxicos no Brasil – 30/06/2025 – Ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (30) um decreto que pretende reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil e promover práticas agropecuárias sustentáveis que resultem em alimentação saudável e proteção do meio ambiente, com controle social. O alvo são aqueles pesticidas considerados altamente tóxicos para o meio ambiente e a saúde humana, ao mesmo tempo em que o governo pretende fortalecer a produção e o acesso a bioinsumos, ou seja, a tecnologias biológicas de controles de pragas. Planeta em Transe Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas O texto, que cria o ... Leia mais

Ex-CEO Fred Luz cita falta de ambiente pacífico e explica saída do Corinthians

Frederico Luz assumiu um desafio de impacto no futebol em julho de 2024: ser o CEO do Corinthians, com a missão de equacionar as dívidas do clube e aumentar as receitas. Contudo, deixou o cargo em dezembro do mesmo ano, após encontrar um cenário adverso – a começar pelo fato de que o presidente do time, Augusto Melo, passou a enfrentar um processo de impeachment por conta de supostas irregularidades no contrato de patrocínio feito com a empresa VaideBet. O contrato com a empresa de apostas foi rescindido dias antes da apresentação de Fred Luz como CEO. Fred conta detalhes de sua ... Leia mais