Neste fim de semana, a Virada Cultural de São Paulo recebe pela primeira vez a aparelhagem Tudão Crocodilo, uma das estruturas mais imponentes da cultura popular de Belém. Conhecida por seus paredões de som, luzes coreografadas e repertório que mistura tecnobrega, carimbó, brega-funk e pop internacional, a Crocodilo percorreu mais de 3.000 km até o Vale do Anhangabaú para transformar o centro da capital paulista em uma grande festa amazônica de 24 horas.
A carreta de 22 metros que carrega a estrutura cenográfica partiu de Belém trazendo mais do que caixas e luzes: trouxe um time de montadores, DJs e artistas que transformam a aparelhagem em instalação viva, onde o palco é pista e a pista é território. A potência é técnica, mas também simbólica — é sobre ver a cultura periférica do norte no centro da cidade mais populosa do país.
“Vamos mostrar que as aparelhagens têm força, história e estrutura para circular”, diz o DJ Marlon Beats, um dos líderes do projeto. Segundo levantamento publicado por este blog, as aparelhagens de Belém movimentam uma economia de mais de R$ 1,5 milhão por ano, mesmo com o preconceito e a marginalização que ainda cercam o movimento.
A Crocodilo vem como ponta de lança desse movimento. E não vem sozinha. Em São Paulo, ela se torna palco para grandes nomes da música nortista: Gang do Eletro, Gaby Amarantos, Miss Tacacá, Jaloo e Viviane Batidão vão se revezar sobre a estrutura, numa série de participações que misturam performance, festa e afirmação política. O Vale do Anhangabaú se transforma, durante 24 horas, no maior paredão do país.
A programação é intensa e bem distribuída: o Crocodilo abre a noite do sábado, segue madrugada adentro e volta com força no domingo. Cada entrada da aparelhagem tem identidade própria — e a promessa de ser inesquecível.
Veja os horários da Aparelhagem Crocodilo na Virada Cultural:
Sábado, 24 de maio
18h: Aparelhagem Crocodilo
20h30: Aparelhagem Crocodilo
23h30: Aparelhagem Crocodilo recebe Gang do Eletro
Domingo, 25 de maio
2h30: Aparelhagem Crocodilo recebe Gaby Amarantos
5h: Aparelhagem Crocodilo
10h30: Aparelhagem Crocodilo recebe Miss Tacacá
13h30: Aparelhagem Crocodilo recebe Jaloo
17h30: Aparelhagem Crocodilo recebe Viviane Batidão
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de S. Paulo