UFPA e Ufra prestam solidariedade às vítimas de acidente com estudantes da UFSM no RS

As universidades federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra) se manifestaram neste fim de semana expressando pesar e solidariedade às vítimas do trágico acidente ocorrido na sexta-feira (4), envolvendo um ônibus com estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. A tragédia resultou em sete mortes.

O veículo transportava um grupo do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, que seguia para uma visita técnica ao Cactário Horst — o maior da América Latina, com mais de 15 mil m² e cerca de duas mil espécies de cactos. O ônibus tombou em uma ribanceira na RSC-453, no município de Imigrante, no Vale do Taquari.

Em publicação nas redes sociais, a UFPA lamentou a perda e destacou o apoio institucional às famílias. “Neste momento de dor, manifestamos a solidariedade de toda a comunidade da UFPA e nos unimos em luto e respeito à dor de todas as pessoas atingidas por essa tragédia. Aos feridos, nosso desejo de pronta recuperação”, disse a universidade.

A Ufra também divulgou nota de pesar assinada em nome da reitora, professora Herdjania Veras de Lima. “Nos solidarizamos aos familiares, amigos e colegas das vítimas, desejando forças para enfrentar tamanha dor”, escreveu a instituição.

Já a UFSM publicou neste sábado (5) uma nota oficial confirmando o falecimento de sete integrantes da instituição: Dilvani Hoch, Elizeth Fauth Vargas, Fátima E. R. Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer e Paulo Victor Estefanói Antunes.

A universidade segue prestando apoio às famílias, com suporte da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Defesa Civil, Brigada Militar e Ministério Público Estadual, que compõem uma força-tarefa para ajudar nos trâmites legais e oferecer acompanhamento psicológico.

Com informações de O Liberal