A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) anunciou que já estão disponíveis nos postos de saúde dos 144 municípios paraenses as novas doses de vacinas contra a covid-19. Entre elas está a vacina Zalika, que chegou ao estado em dezembro de 2024, com um lote de 70 mil doses enviado pelo Ministério da Saúde. Além disso, foram recebidas 48 mil doses da vacina Pfizer Baby, destinada a crianças, e 3 mil doses da Moderna.
Destinatários das Vacinas
A nova vacina Serum/Zalika é indicada para pessoas a partir de 12 anos, seguindo a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estudos realizados pelo Ministério da Saúde mostraram que a Zalika oferece 90% de eficácia contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade e facilidade no transporte e armazenamento, que pode ser feito em temperaturas de 2°C a 8°C.
Já a Pfizer Baby foi desenvolvida para crianças de seis meses a quatro anos, enquanto a vacina Moderna pode ser aplicada em pessoas a partir de seis meses de idade.
Inclusão no Calendário Nacional
De acordo com Nota Técnica do Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 agora faz parte do calendário nacional de vacinação para gestantes e idosos. As gestantes deverão receber uma dose por gestação, enquanto os idosos terão direito a uma dose a cada seis meses.
Os demais grupos prioritários, como imunocomprometidos, também foram incluídos em um esquema de vacinação periódica: uma dose a cada seis meses para esses grupos e uma vez por ano para os demais.
Prevenção no Período Chuvoso
A coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, alertou para o aumento de casos de covid-19 e outras doenças respiratórias durante o período chuvoso, devido à maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados. “É fundamental que as famílias paraenses busquem a vacinação contra a covid-19 nos postos de saúde”, reforçou.
Dados de Monitoramento
A Sespa monitora a situação epidemiológica por meio do Sistema de Monitoramento Estadual da Covid-19, abastecido pelas vigilâncias municipais. Em 2024, o Pará registrou 12.630 casos de covid-19 e 95 óbitos. Já em 2025, até o momento, foram contabilizados 133 casos e 5 óbitos.
Reforço das Medidas Preventivas
Além da vacinação, a Sespa destacou a importância de continuar adotando medidas preventivas, como:
- Uso de máscaras;
- Higienização frequente das mãos;
- Evitar aglomerações.
Essas ações, somadas à imunização, são essenciais para reduzir a transmissão do vírus e proteger a população paraense.
Com informações da Ag. Pará