A Fazenda Mutamba, localizada em Marabá, é palco de uma ocorrência alarmante, destacando-se como alvo recorrente de criminosos. No último dia 2 de abril, uma situação grave ocorreu no retiro João Lobo, quando o gerente José Domiciano e outro funcionário foram descobertos por oito indivíduos armados, emergindo repentinamente do meio da vegetação densa. Sob a mira de armas de fogo, Domiciano foi ordenado pelos criminosos a não dirigir o gado de volta para aquela parte da fazenda, sendo anunciada uma intenção de invasão da região por cerca de 200 famílias.
Todos os detalhes dessa situação estão documentados em um boletim de ocorrência ao qual o Correio teve acesso. A Delegacia Especializada de Conflitos Agrários já está envolvida na investigação do caso. Durante uma abordagem violenta, o gerente da fazenda sofreu uma queda do animal que montava, resultando em lesões na perna esquerda, o que o impediu de fugir. Subjugado pelos criminosos, ele foi interrogado sobre o gado da fazenda e instruído a não retornar a região da propriedade, sob ameaça de tomada da mesma pelo grupo armado. O bando estava equipado com quatro espingardas calibre 28, três espingardas calibre 12 e um rifle 22.
Após ser “liberado”, Domiciano ainda foi alvo de terror pelos criminosos, que efetuaram disparos para o alto enquanto ele se afastava. Mais tarde, na mesma noite, os mesmos indivíduos, de longe, continuaram a intimidar os funcionários da Mutamba alternando tiros e rojões.
O gerente relata que os criminosos ameaçaram que qualquer funcionário da fazenda que ousasse retornar ao retiro seria “salgado”, termo interpretado como uma ameaça de morte.
Nos últimos dias, alguns animais da fazenda foram encontrados mortos por disparos de arma de fogo. Em 31 de março, outros dois trabalhadores da fazenda, que se dirigiam ao mesmo retiro João Lobo de moto, foram alvos de intimidação com dois tiros disparados do meio do mato. Um dos funcionários da Mutamba conseguiu identificar um dos atiradores como sendo um dos envolvidos na última tentativa de invasão, que foi contido pela equipe da DECA.