Fafá de Belém será homenageada com o Mérito Cultural PUCRS 2025

A renomada cantora Fafá de Belém será agraciada com o Mérito Cultural PUCRS de 2025, distinção que já foi conferida a grandes nomes da cultura nacional, como Maria Bethânia, Fernanda Montenegro e, em 2024, Tony Ramos. A honraria é destinada a artistas cuja trajetória esteja ligada à promoção da cultura como instrumento de humanização e educação.

A cerimônia de entrega ocorrerá em 19 de novembro, logo após o show “Sucessos”, previsto para as 21h, no palco do Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, no campus da PUCRS.

“Acreditamos que cultura é educação, por isso reconhecemos artistas que, além de criarem, ensinam — aqueles que contribuem para a construção de uma sociedade mais empática, que valoriza as diferenças e enxerga na arte um agente de transformação social”, afirma Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS.

Barberena ressalta que Fafá de Belém reúne todos os requisitos da premiação: são 50 anos de carreira, marcada não só pela música, mas também pela defesa da justiça social e da sustentabilidade ambiental. Ele destaca ainda que este é um ano simbólico para a artista, devido às suas cinco décadas de trajetória e engajamento como embaixadora da Amazônia, lutando pela democracia, liberdade de expressão e preservação da natureza.

Biografia e trajetóriaNascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém do Pará, a cantora ganhou destaque nacional em 1975 com o sucesso “Filho da Bahia”, gravado para a trilha da novela “Gabriela”. Desde então, construiu uma carreira sólida, incluindo atuação como atriz e compositora.

Além de seu trabalho artístico, Fafá é reconhecida por seu comprometimento com causas sociais. É embaixadora da UNICEF na região amazônica, onde desenvolve projetos voltados a crianças e adolescentes. Durante o período da ditadura militar, ganhou notoriedade como “Musa das Diretas”, participando ativamente dos movimentos pela redemocratização do país.

No campo religioso e cultural, há 15 anos, a cantora criou a Varanda do Círio de Nazaré, evento paralelo à tradicional festa de Belém, visando ampliar a visibilidade dessa manifestação religiosa. Outro marco internacional em sua carreira é o fato de ser a única artista no mundo a cantar para três Papas, a convite do Vaticano.

Com essa consagração, Fafá de Belém reforça seu legado como artista, ativista e educadora, cuja obra transcende o palco e dialoga com as questões essenciais de nossa sociedade.

Com informações de O Liberal

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!